quarta-feira, 20 de março de 2013

O QUE É O NOVOS INÍCIOS das MOÇAS?



A atividade dos Novos Inícios é maravilhosa e as moças aguardam ansiosas por esse evento o ano todo. É onde se envolve as moças e suas famílias.

Mas como organizar e planejar esse tipo de atividade?

Então nesse post gostaria de compartilhar algumas coisas com as nossas Virtuosas(os) que seguem, divulgam ou que estão pela primeira vez aqui no blog.


É o evento ANUAL para as moças e seus pais, líderes do sacerdócio e líderes das moças. As meninas que completarão 12 anos no ano seguinte também são convidadas a participar com seus pais (1). Eu já fiz essa atividade convidando todos os membros e convidados pelas moças (amigas, colegas e família) é uma ótima oportunidade para que todos conheçam a Organização das Moças e como ela funciona...dessa forma podem ajudar as moças e incentivá-las a prosseguir com firmeza em suas metas.



Esse evento pode ser realizado no início do ano letivo ou do ano do calendário. Pode ser realizado durante a Mutual (1). Desde o meu primeiro chamado nas moças eu tento fazer esse evento  entre os 3 primeiros meses do ano, ou seja, (entre Janeiro a Março) não é uma regra é apenas um conselho e ideia, pois dessa forma as moças ainda estão começando o ano e não estão tão envolvidas com provas e projetos escolares e podem se dedicar melhor a essa atividade.










Esse evento ajuda as moças e seus pais a informar-se a respeito do programa das Moças. Inclui uma explicação do Progresso Pessoal, a apresentação do Tema, emblema e lema das Moças e a declaração de propósito e o símbolo de cada faixa etária. Os Novos Inícios devem ajudar as moças e seus pais a fazer planos para os eventos que acontecerão no ano que se inicia.

Essa atividade dá oportunidade as líderes de expressar amor pelas moças, incentivar os pais a ajudarem as filhas nas experiências do Progresso Pessoal, apresentar as meninas que completarão 12 anos no ano que se inicia, e dar boas vindas as moças que se filiaram à Igreja ou se mudaram para a ala. É o momento de reconhecer as moças e suas realizações no Progresso Pessoal. (1), ou seja, mostrar no que estão trabalhando e incentivá-las a continuar. Deixe os certificados e o MEDALHÃO para outra oportunidade.











As presidências de classe planejam o programa sob a direção da presidência das Moças. A presidência  das Moças pode pedir a especialistas que ajudem (por exemplo: reger um coro ou grupo instrumental, treinar as oradoras ou dirigir uma breve encenação teatral). Um membro da presidência de classe PODE dirigir a reunião(1).

Já fiz uma atividade de Novos Inícios que foi toda planejada pelas moças, desde a decoração, roupas, oradores, atividade e confraternização, foi excelente para que elas pudessem desenvolver suas habilidades. Eu sempre gosto de deixar uma surpresa para elas, então nunca falamos tudo o que vai acontecer nessa atividade, precisa de um suspense para deixar emocionante!!!    










Essa é parte mais divertida!!!
Como devemos organizar o nosso Novos Inícios?? Eu uso esse método para todas as atividades que venho a fazer, inclusive festas, aniversários em minha família, igreja ou qualquer outro evento.

1º. Devemos ter uma agenda para anotar tudo que precisamos (eu costumo usar agendas velhas que já estão com o ano vencido, tenho muitas assim) ou um caderno de anotações - POR FAVOR NÃO PODE PERDER ESSA AGENDA OU CADERNO;

2º. Defina qual o tema do seu Novos Inícios: pode ser o tema da mutual do ano, uma escritura, uma parábola, uma mensagem da A Liahona, um roteiro de programa, etc;

3º Defina seu orçamento: depois de ter escolhido o tema, verifique com o bispo qual é seu orçamento para as moças de sua ala ou ramo, e trabalhe em cima dele, muitas vezes podemos pedir ajuda as irmãs da Sociedade de Socorro para que façam algum doces ou salgados, ou pedir para que as mães também ajudem de alguma forma. Utilize o bom senso nos gastos que fizer;

4º. Defina a decoração e o local: com o seu tema definido e sabendo o quanto poderá gastar é hora de escolher a decoração, pode ser algo simples mas que lembre e enfoque o tema que está tratando. Por exemplo: se o tema for sobre "O farol do Senhor", poderá escolher imagens de faróis de praias, usar as cores dos faróis que geralmente são vermelha e branca, e o local poderá ser inclusive na praia ou decorar a capela no estilo praia. Outro exemplo: se o tema for uma escritura que fale sobre FÉ, poderá usar cores brancas, o lugar deve parecer um ambiente reverente e suave. TENHAM CUIDADO COM O LOCAL da decoração. Se for fazer seu evento no Salão sacramental não deve usar decoração alguma com exceção de flores e não é permitido tirar fotos ou gravar vídeos (2);

5º. Faça uma check list (lista)do que irá precisar para seu evento: desde itens de decoração, lembrancinhas, cartazes, oradores, musicas, microfones, etc. Divida sua lista por tópicos e vá atras dos materiais, verifique o que é necessário comprar, se tem na biblioteca da ala, na organização das moças,ou será necessário encomendar no centro de distribuição. (precisa antecedência). Faça uma lista completa desde os convites até as lembrancinhas;

6º. Prepare o programa e passe para as moças, faça ensaios de musicas e oradores, esquetes ou peça teatral para que elas saibam a ordem das apresentações, uma ótima dica é fazer um panfleto do programa e entregar a cada moça e convidados, dessa forma saberão o que irá acontecer;

7º. Depois de tudo isso pronto e organizado é só preparar a sua Ata dos Novos Inícios: Abaixo um exemplo de ata.

*Presidida: (Bispo)
*Dirigida: (Presidência das Moças ou laurel)
*Hino de abertura:
*Regente:
*Oração Inicial:
*Tema:
*Lema:
*Apresentação e Boas vindas a novas moças:
*Apresentação do Programa:  pode incluir o tema mutual do ano, tema dos novos inícios, explicação do: Tema, Lema e Emblema das moças, Classe das Moças e suas declarações com seus respectivos símbolos, Progresso Pessoal e Valores, músicas, teatro ou esquetes.
*Último orador: (sempre um membro do Bispado);
*Hino de encerramento:
*Oração de Encerramento: (se tiver a confraternização de refeição já deve ser abençoada)

Notas:
(1) Manual 2 - administração da igreja -Moças 10.8.3 pag. 86;
(2) Manual 2 - administração da igreja - pag. 205 e 206;

Espero que esse post ajudem a preparar um maravilhoso evento e seguindo sempre a inspiração e lendo os manuais da Igreja não terão como errar.

Para incentivá-las um pouco mais esse artigo mostra o que a Presidência Geral fala desse evento:
A presidência Geral das Moças fala a respeito dos Novos Inícios.


2 comentários:

  1. ola! Vim fazer uma visita e dizer que seu espaço esta muito lindo!
    Parabéns,forte abraço... de camiseta

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    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado! Outro forte abraço pra vc.

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